sábado, 13 de junho de 2009

5 pães, 2 peixes e nossa missão

Na vigília de Corpus Christi aqui da paróquia recebi o presente de rever um velho conhecido trecho do Evangelho: a multiplicação dos pães (Mc 6, 30-44 e Jo 6, 1-15).

Provando mais uma vez como o evangelho é uma palavra viva, esta passagem me remeteu a uma experiência completamente nova. Ao ouvir ou ler a multiplicação dos pães, sempre me despertou atenção o milagre, afinal de contas, Jesus fez estes míseros 5 pães e 2 peixes alimentarem uma multidão! Eu nunca tinha prestado atenção na postura dos discípulos que, olhando para aquela multidão, não sabiam o que fazer com "apenas" 5 pães e 2 peixes.

Nesse momento, os discípulos foram essencialmente humanos em questionar. Todos nós questionaríamos, não é? Os discípulos esqueceram que eles não estavam sós. Realmente, considerando apenas nossa capacidade humana, não teríamos muito o que fazer para alimentar aquela multidão. Mas Jesus estava com eles, assim como está conosco.

Aí pensei, o que são estes pães e peixes hoje na minha vida? Esse evangelho certamente não nos quer falar somente do alimento físico... Quantas vezes no nosso serviço, quando estamos sempre tentando de todas as formas fazer Jesus ser conhecido, nos deparando com uma multidão que quer mais e olhamos para o que temos e pensamos: temos "apenas" isso, não vai dar certo, não temos como atender a todos. Como se Jesus não estivesse ali pra fazer o milagre...

O que temos pra oferecer nunca é "pouco" quando contamos com Jesus. É preciso confiar e viver a experiência que o milagre acontece... o milagre de uma apresentação que dá certo, o milagre de um encontro que é um sucesso, de amigos que se reconciliam, de um filho que volta pra casa... esses são os nossos milagres diários, nossa multiplicação dos pães.

Se estivermos abertos a isso no nosso serviço, nossa missão acontece.

"Pão vivo, pão do céu, divina Eucaristia...
Oh sacro mistério, que o amor produziu.
Vem morar em meu coração minha branca hóstia."

3 comentários:

  1. É...

    Jesus naquela hora já sabia o que fazer... Quando Jeusus saiu ele viu a grande multidão como se fosse ovelhas sem pastor, e começou a ensinar a muitas coisas diz a biblia!

    ResponderExcluir
  2. é verdade...
    E quando nós nos deparamos a alguma situação que nos é "cobrado" ir além, na igreja mesmo... As vezes aparecem oportunidades para nós fazermos alguma coisa para os irmãos e nos dizemos.. "temos apenas 5 pães e 2 peixes", não sou capaz e não nos lançamos... pois esquecemos que Deus é quem faz o milagre, quem multiplica esses "5 pães e 2 peixes" dentro de nós...

    beijoss!!
    ♪♫ "eu estou orando por vcs, eu estou pedindo por vcss... o Espirito Santo, vai me atender"♪♫

    ResponderExcluir
  3. Eu me liguei mais no ponto de vista da procura, ou do pedido de ajuda, apenas nos momento de dificuldade. Até que ponto da situação desconfortável nós nos sentimos auto-suficiente?

    Obrigado meu Deus!

    ResponderExcluir