quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cenáculo, Maria e Pentecostes

No último domingo, vivemos mais um dia de Pentecostes e mais uma vez partilhamos com a nossa paróquia nossa oração.

Como a missa de Pentecostes caiu exatamente no dia da coroação de Maria, o Espírito Santo nos inspirou a utilizar uma música que falava de nossa mãe:

"No jardim de Deus existe uma flor, é a nossa mãe vestida de sol.
Quero ver você mais bela, faz da gente janela..."

A frase marcante pra mim nesta música foi "faz da gente janela". O significa isso?? Como assim ser janela??? Parei pra observar as janelas da minha casa. Normalmente vamos à janela para ver o movimento, ver alguém que passa... mas quando vamos a uma janela, também somos vistos... olhando pra janelas dos apartamentos vizinhos ao meu, pude ver (ainda que sem profundidade nenhuma) um pouco da privacidade do outro. Em alguns momentos até causando uma certa curiosidade sobre o que mais teria ali....

Ser janela nessa música seria então possibilitar que Maria seja vista através de mim... tê-la tão dentro de mim, que ao me ver, meus irmãos vejam também um pouco de Maria e tenham curiosidade de ver mais. Fiquei pensando, que graça seria isso... ser janela de Maria... uma benção infinita!

E o que isso tem a ver com Pentecostes? Demorei pra fazer o link também, mas a homilia de Pe. Carlos André esclareceu o que faltava: estar cheio de Espírito Santo, celebrar o Pentecostes, é ter uma atititude nova diante do mundo.

Ser uma pessoa nova é uma oportunidade de ser mais parecido com Maria... uma mulher que confiou e se deixou ser janela do Espírito Santo plenamente.

RUAH!!!!! Vem ó Santo Espírito, manda do céu a todos nós um raio de tua luz!!

3 comentários:

  1. vc disse TUDO, Rosi...
    Quero ser essa janela, quero que as pessoas tenham curiosidade de conhecer esse Cristo que vive em mim, que move a minha Juventude e que me faz TAO FELIZ!
    Podem contar comigo sempre que precisarem, viu?posso nao estar presente sempre fisicamente, mais saibam que estou unida a vcs em oraçao, viiu?!
    DEUS ABENÇOE!!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Faz de mim janela...???
    Curioso, porem muito profundo.
    A janela para mim é a parte da casa que entra a brisa que refresca, que entra uma luz na casa e que também local onde dar para ver o interior da casa.
    È isso que temos que ser uma janala de Deus, pra Deus e com Deus mostrar o jardim...
    obrigado à todos por tudo.
    Deus abençõe

    ResponderExcluir
  3. "Quero ter sempre uma flor na janela da minh'alma para que os passante olhem e digam: como é bonita a casa em que Deus habita!"
    Esta frase me recorda a minha adolescência, foi quando a escutei e a guardei comigo. Acho que é mais um olhar sobre um objeto que é tão marcante e se presta a tantas idéias. Certa vez, sentado naqueles assentos feitos nos sobrados antigos ao lado das janelas, postos ali quem sabe pra aproveitar melhor o espaço, já tão abundante por causa das largas paredes que sustentavam tudo, ou quem sabe ainda estão onde estão para permitir mais comodamente o fuxico e a bisbilhotagem, fui abordado por alguém que disse: "essas janelas parecem um convite à fofoca, vamos fofocar?" Não me parecia exatamente a melhor coisa a fazer diante daquele visual, mas não dá pra negar que a janela é um elemento inspirador da revelação das coisas escondidas em nós ou em quem quer que passe diante dela...Como andam nossas janelas d'alma?

    ResponderExcluir