terça-feira, 9 de junho de 2009

Permanecei Unidos

Domingo passado tivemos uma maravilhosa reunião de formação. Apesar de termos serviços encomendados pela frente, fizemos uma pausa (necessária) para cuidar da alma. E o Espírito Santo nos inspirou a refletir sobre unidade.

Deveria ser natural que pessoas que começam a fazer um serviço juntos na igreja, fiquem mais unidas já que passam a compartilhar mais tempo juntas e, naturalmente passam se conhecer melhor.

Entretanto, isso não é uma certeza absoluta. Eu já assisti inumeras vezes nas comunidades que participei tristes exemplos de desarmonia. Isso realmente não deveria acontecer onde o Espiríto Santo reina... mas aí é que está a questão: deixamos sempre Ele reinar em nosso meio? Infelizmente não! Muitas vezes "caímos em tentação". Repetimos tantas vezes essa expressão no Pai Nosso, que às vezes ela não parece real. Mais ela é... quando nos deixamos levar pelo orgulho, pela vaidade, pelo serviço sem oração, pode ter certeza: caímos em tentação. E ao cair plantamos a desarmonia na nossa igreja, pois deixamos de ser testemunho vivo de Cristo.

São Paulo na sua carta aos Filipenses 2, 1-11 nos dá preciosas dicas sobre unidade ao dizer: "Permanecei unidos! Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos". Ele também nos lembra da humildade de Cristo que "sendo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus" mas "assumiu a condição de escravo".

Ser escravo um do outro, ter um mesmo amor, mesmos pensamentos... é isso que deveríamos cultivar diariamente nos nossos grupos. Todos nós sabemos como é difícil abrir mão de nós mesmos... quando não é nossa idéia que prevalece, é difícil fazer com o mesmo entusiasmo a idéia do outro. Mas esse é o convite que Cristo nos faz.

"Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses e sim os dos outros". Isso é comunidade, COMUM - UNIDADE.

Se o nosso serviço não nos levar à unidade, ele não serve pra nada.

Obs.: Curiosamente, sem nenhuma preparação prévia, nossa reunião sobre esse tema aconteceu no dia que celebramos a Trindade... tudo a ver não é? Unidade e Trindade, Deus que se une em três... e tem gente que não acredita em providência. :)

Um comentário:

  1. A unidade é algo difícil de ser conquistado. Se fosse algo natural viver em união com todos não o teríamos associado a um dom divino. É realmente uma graça a ser pedida e cultivada em nós. O maior inimigo da unidade é a pretensão de conhecer a "verdade" sobre qualquer coisa. Porém, mesmo quando possuimos uma firme convicção sobre algo, a verdade sem caridade é vazia e injusta. Quem sabe poderíamos até dizer que por trás de todo sentimento sectário não existiria o germe do orgulho e vaidade que um dia fizeram nossos pais, Adão e Eva, perderem o paraíso?

    ResponderExcluir